Simulado Ciências Humanas e suas Tecnologias

1- Na figura encontra-se representada a Bacia de Campos, responsável por considerável parcela da produção de petróleo no Brasil, e onde foi recentemente descoberto um megacampo de petróleo, denominado Tupi. A estrutura geológica na qual ocorre a formação do petróleo é denominada de:
(A) escudo cristalino
(B) bacia sedimentar
(C) cinturão orogênico
(D) dobramento moderno

2- “O filme publicitário começa com meninos jogando futebol na rua. Logo essas cenas passam a ser intercaladas, de forma simétrica, com imagens de Ronaldinho jogando pela seleção brasileira. (...) Uma típica cena brasileira usada para vender uma marca americana, a Nike. Com faturamento de US$ 9,2 bilhões no ano fiscal de 1997, o fabricante de roupas e calçados esportivos Nike acabou se tornando, nos últimos anos, um dos melhores
exemplos de empresa global. A Nike não é dona de nem sequer uma fábrica, não emprega nenhum operário, não tem nenhuma máquina. (...) Atualmente, cerca de 80% dos calçados da Nike são feitos em fábricas de cinco países asiáticos”.
(Adaptado da folha de São Paulo, 02/11/1997)

Dentre as características do atual modelo de produção industrial, a que melhor se relaciona às informações do trecho anterior é:

(A) mercado de trabalho que exige qualificação da mão-de-obra;
(B) estratégias de produção que transpõem as fronteiras nacionais;
(C) pesquisa científica que promove o desenvolvimento de novas tecnologias;
(D) ramos industriais novos que constituem elementos dinâmicos da economia.

3- Observe a figura abaixo e marque a opção que melhor representa a idéia ilustrada:

(A) Mundialização do capital.
(B) O poderio da robótica.
(C) A vulgarização da internet.
(D) O fortalecimento do mercado interno.

4- Um dos traços marcantes do atual período histórico é, pois, o papel verdadeiramente despótico da informação. Conforme já vimos, as novas condições técnicas deveriam permitir a ampliação do conhecimento do planeta, dos objetos que formam, das sociedades que o habitam e dos homens em sua realidade intrínseca. Todavia, nas condições atuais, as técnicas da informação são principalmente utilizadas por um punhado de atores em função de seus objetivos particulares (...) aprofundando assim os processos de criação de desigualdades.
(SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro, 2000)

As redes informacionais criadas pela globalização são criticadas pelo autor por elas agirem no sentido de:

(A) Reforçar interesses políticos, contrapondo objetivos econômicos.
(B) Ampliar a acumulação capitalista, difundindo a ideologia dominante.
(C) Romper com a barreira espaço-tempo, desarticulando a estrutura de governo.
(D) Favorecer os interesses da grande mídia, criando contradições entre as elites econômicas.

5-
No Brasil, o ano de 1968 foi marcado pelos crescentes choques entre as tentativas de maior participação política e o endurecimento do governo militar. Essa polarização pode ser constatada nos seguintes eventos ocorridos naquele ano:

(A) passeata dos cem mil – decretação do AI-5
(B) reforma universitária – instauração do SNI
(C) invasão do prédio da UNE – surgimento da ARENA e do PMDB
(D) fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro – fechamento do Congresso Nacional

6- O olhar agudo de Machado de Assis capta de forma natural as alterações da dinâmica social – alterações que culminariam na abolição da escravidão, em 1888, e na proclamação da República, no ano seguinte. Um dos melhores retratos que Machado faz daquele momento está nesta página de Esaú e Jacó: “A capital oferecia ainda aos recém-chegados um espetáculo magnífico. (...) Cascatas de idéias de invenções, de concessões rolavam todos os dias, sonoras e vistosas, para se fazerem contos de réis, centenas de contos, milhares, milhares de milhares, milhares de milhares de milhares de contos de réis. Todos os papéis, aliás ações, saíam frescos e eternos do prelo. (...) Nasciam as ações a preço alto, mais numerosas que as antigas crias da escravidão, e com dividendos infinitos.”
LUCIANO TRIGO Adaptado de O viajante imóvel – Machado de Assis e o Rio de Janeiro de seu tempo. Rio de Janeiro: Record, 2001.

A denominação da ação econômica empreendida no momento histórico retratado por Machado de Assis e duas de suas principais conseqüências estão corretamente apresentadas na seguinte alternativa:

(A) Encilhamento – inflação e falência de empresas
(B) Funding-loan – industrialização e desvalorização da moeda
(C) Tarifas Alves Branco – urbanização e concentração de renda
(D) Convênio de Taubaté – endividamento e especulação financeira

7- “De um modo geral, observa-se como numa sociedade a intervenção dos detentores do poder no controle do tempo é um elemento essencial (...). Depositário dos acontecimentos, lugar das ocasiões místicas, o quadro temporal adquire um interesse particular para quem quer que seja, deus, herói ou chefe, que queira triunfar, reinar, fundar”. Jacques Le Goff Adaptado de Memória-História. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1984.
Diversas experiências políticas contemporâneas alteraram as representações do tempo histórico, na forma como são mencionadas no texto acima. Uma ação política que exemplifica essa intervenção no controle do tempo, e que resultou na implantação de um novo calendário, ocorreu no contexto da revolução denominada:

(A) Cubana
(B) Francesa
(C) Mexicana
(D) Americana

8-

Juscelino Kubitschek e Emílio G. Médici são duas figuras representativas das décadas de 1950 e 1970. Essas duas décadas correspondem, respectivamente, aos seguintes contextos políticos no Brasil:

(A) estatismo e liberalismo
(B) privatismo e populismo
(C) agrarismo e caudilhismo
(D) desenvolvimentismo e autoritarismo
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Simulado Ciências Humanas e suas Tecnologias"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica