Simulado Módulo 12 História


15. No Brasil, a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho - foi criada pelo Decreto 5452, de 1943,em meio ao governo de Getúlio Vargas, para reunir e sistematizar as leis trabalhistas existentes no país. Tais leis representaram a:

(A) Conquista evidente do movimento operário sindical e partidariamente organizado desde 1917, defensor de projetos socialistas e responsável pela ascensão de Vargas ao poder.
(B) Inspiração notadamente fascista, que orientou o Estado Novo desde sua implantação em 1937, desviando Vargas das intenções nacionalistas presentes no início de seu governo.
(C) Atuação controladora do Estado brasileiro sobre os sindicatos e associações de trabalhadores, permitindo a Vargas criar, a partir de 1934, o primeiro partido político de massas da história brasileira.
(D) Participação do Estado como árbitro na mediação das relações entre patrões e trabalhadores de 1930 em diante, permitindo a Vargas propor a racionalização e a despolitização das reivindicações trabalhistas.
(E) Pressão norte-americana, que se tornou mais clara após 1945, para que Vargas controlasse os grupos anárquicos e socialistas presentes nos movimentos operário e camponês.

16. Sobre o Período Colonial brasileiro, pode-se considerar INCORRETA apenas uma das
afirmações a seguir:
(A) Não apresentou movimentos sociais contestadores da dominação metropolitana.
(B) O século XVI foi marcado pelo início da administração portuguesa e pela implantação da rentável agroindústria açucareira.
(C) Apesar do domínio português, nosso território chegou a ser ocupado parcialmente por franceses e holandeses.
(D) A vinda da família Real portuguesa para o Brasil desencadeou um processo de transformação desde a quebra do pacto colonial em 1808 até a Independência em 1822.
(E) A expansão territorial rompeu os limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas e, em 1750, o Brasil praticamente já tinha a atual configuração geográfica, reconhecida pelo Tratado de Madri.

17. A organização da chamada Frente Ampla de Oposição (1966), por iniciativa de Carlos Lacerda, após o golpe de 1964, deveu-se ao fato de que, naquele contexto, o regime militar brasileiro

(A) Combatia com excessiva violência a oposição armada nos grandes centros urbanos.
(B) Implantava uma política econômica contrária aos interesses do empresariado industrial.
(C) Afastava do exercício direto do poder lideranças civis que haviam apoiado o golpe de Estado.
(D) Censurava de forma indiscriminada a produção artístico-cultural.
(E) Anulava direitos trabalhistas, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

18. A Revolução Inglesa de 1688 – Revolução Gloriosa – é significativa na adoção dos princípios
do liberalismo. Entre as medidas adotadas que confirmam essa afirmação, destacam-se:

(A) A exclusão da nobreza do Parlamento, garantindo-se assim a maioria da burguesia, e a abolição das sociedades por ações na organização das empresas industriais.
(B) O reconhecimento da declaração de Direitos, limitado o poder do rei em face do parlamento, e a promulgação do Ato de Tolerância, pondo fim à perseguição religiosa contra os protestantes.
(C) A revogação do Ato de Navegação, que protegiam determinados grupos mercantis, e o reconhecimento do direito de organização para os trabalhadores urbanos.
(D) A abolição dos tributos feudais da posse da terra e dos censos eleitorais para o preenchimento das cadeiras do Parlamento.
(E) A eliminação dos Tories, partidários de um poder real forte, e a devolução aos camponeses das terras usurpadas durante os cercamentos.

19. “Se o estudo da história nos apresenta uma importância pratica, é porque com ele aprendemos a conhecer os homens que, em condições e com meios diferentes, no mais das vezes inaplicáveis em nossa época, lutaram por valores e ideais análogos, idênticos ou opostos aos que possuímos hoje; o que nos da consciência de fazer parte de um todo que nos transcende, a que no presente damos continuidade e que os homens vindos depois de nós prosseguirão no por vir.
A consciência histórica existe apenas para uma atitude que ultrapasse o eu individualista; ela é precisamente um dos principais meios para realizar essa superação.”
(Lucien Goldman)

De acordo com o texto, podemos afirmar que:

(A) A história é importante porque proporciona à atualidade os meios para resolver seus problemas.
(B) O estuda da história mostra a universalidade dos valores e ideais humanos.
(C) Tem consciência histórica o homem que conhece os fatos de sua época.
(D) A importância prática da história reside no estudo e no conhecimento do presente.
(E) A consciência histórica se manifesta quando o homem é capaz de se reconhecer no processo histórico.

20. “Se alguém for visto falando com outra pessoa, assobiando ou cantando, será multado em 6 pence.”(Documentos Humanos da Revolução Industrial)
“O tempo não me pertence; por isso, amanhã não poderei ir a sua casa. Mas, se você puder ir à
Praça da Bolsa, entre duas e duas e meia, nós nos encontraremos como sombras miseráveis nas
bordas do inferno”
(Um marceneiro francês em 1848)
“Pelo que sei do oficio, acredito que hoje um homem quatro vezes mais que antes. A oficina
onde trabalho se assemelha em tudo a uma prisão – o silêncio é aqui aplicado tal qual numa prisão.”
(Um marceneiro inglês em 1849)
A partir desses textos, é possível concluir que a Revolução Industrial:

(A) Impôs ao trabalhador assalariado uma rígida disciplina no espaço da fábrica, mas sem interferir em seu dia-a-dia.
(B) Introduziu a divisão do trabalho, buscando maior eficiência e permitindo que o trabalhador dominasse o conhecimento das etapas de produção.
(C) Permitiu a organização do trabalho fabril, buscando uma maior comunicação entre os operários, cujo resultado final foi o aumento da eficiência e da lucratividade.
(D) Não pode ser considerada como uma mera aceleração do ritmo produtivo, pois provocou uma transformação social, inserindo o trabalhador em uma nova forma de produção.
(E) Simplificou o trabalho ao máximo, reduzindoo à mera execução de tarefas manuais, o que diminuiu a exploração do trabalhador.



Gabarito

15 D
16 A
17 C
18 B
19 E
20 D
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Simulado Módulo 12 História"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica