Resumo da obra: Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida


Publicada entre 1852 e 1853, esta obra rompe com o modelo romântico, apresentando o Rio de Janeiro das classes populares, após a chegada de dom João VI. O livro traz o primeiro anti-herói da literatura brasileira: o malandro Leonardo.

Pisadelas e beliscões
O enredo inicia-se informando a origem, o nascimento e o batismo de Leonardo, que recebeu o mesmo nome de seu pai e é visto como um "filho de pisadelas e de beliscões".
Nota-se que há muito pouco do romantismo convencional no namoro dos pais de Leonardinho: Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça.
Acontece o batizado, e para padrinhos foram escolhidos a parteira e o barbeiro. Aos 7 anos, o menino conhece os "primeiros infortúnios" ("afinal de contas Maria era saloia, e o Leonardo começava a arrepender-se seriamente de tudo que tinha feito por ela e com ela"): a mãe foge de casa com o amante, o capitão do navio em que tinham vindo de Portugal; o pai, por sua vez, após um "está tudo acabado", o abandona com o compadre barbeiro, padrinho do menino.

Os amores de Leonardo
Foi em uma das visitas a dona Maria, uma rica senhora, que Leonardo, acompanhando o padrinho barbeiro, conheceu Luisinha. Dona Maria era uma mulher rica que, além de um bom coração, "tinha um dos piores vícios daquele tempo e daqueles costumes: era a mania das demandas". A última em que se envolvera fora um processo em torno da tutela de Luisinha, sua sobrinha.
O amor de Leonardo por Luisinha foi lentamente se manifestando, até que, numa das visitas à casa de dona Maria, padrinho e afilhado são surpreendidos pela presença de um certo José Manuel, que acaba se casando com Luisinha.
Leonardo perde o padrinho, porém recebe sua pequena herança. Triste e novamente abandonado, perambula pelas ruas até encontrar seu antigo amigo sacristão com uma turma animada. Leonardo agrega-se a eles e logo se apaixona por Vidinha.

De vagabundo a sargento de milícias
Os primos de Vidinha, também apaixonados por ela, fazem com que Leonardo deixe a casa da família. Depois disso, ele vive um tempo no paço imperial, onde se envolve com uma mulher casada. Leonardo tem uma vida cheia de aventuras, mas uma coisa não muda: ele perambulava pela cidade, não tinha um emprego, vivia da sorte. Um verdadeiro malandro. E por isso mesmo é perseguido pelo Major Vidigal, autoridade máxima das milícias (uma espécie de instituição policial e jurídica ao mesmo tempo, em um período em que as instituições públicas ainda não eram organizadas, no Brasil). 
"Uma companhia ordinariamente de granadeiros, às vezes outros soldados que ele escolhia nos corpos que havia na cidade, armados de grossas chibatas, comandada pelo Major Vidigal, fazia toda a ronda da cidade de noite, e toda a mais polícia de dia. Não havia beco nem travessa, rua nem praça, onde não se tivesse passado uma façanha do senhor major para pilhar um maroto ou dar caça a um vagabundo."
Quando Vidigal consegue prender o rapaz, faz dele um dos granadeiros. Porém, Leonardo é preso e condenado à chibata quando tenta livrar seu pai, Leonardo Pataca, de ser pego pela tropa. Diante disso, a madrinha do rapaz (a parteira) e dona Maria, preocupadas com Leonardinho, lembram-se de pedir à Maria Regalada, uma antiga namorada do Major Vidigal, que fosse com elas implorar pela liberdade do Leonardinho. Com as promessas de reatar o antigo relacionamento feitas por Maria Regalada, Vidigal não apenas liberta o prisioneiro, como o promove a sargento de milícias. 
"Com a sua influência tudo alcançou; e em uma semana entregou ao Leonardo dois papéis: um era a sua baixa de tropa de linha; outro, sua nomeação de sargento de milícias. Além disso, recebeu o Leonardo ao mesmo tempo carta de seu pai, na qual o chamava para fazer-lhe entrega do que lhe deixara seu padrinho, que se achava religiosamente intacto."
Após tantos acontecimentos, Leonardo reencontra Luisinha, que ficara viúva de José Manuel. Os dois finalmente engatam o namoro e logo se casam: um final feliz, típico das comédias românticas.
"Passado o tempo indispensável do luto, o Leonardo, em uniforme de sargento de milícias, recebeu-se na Sé com Luisinha, assistindo à cerimônia a família em peso.
Daqui em diante aparece o reverso da medalha. Seguiu-se a morte de dona Maria, a do Leonardo Pataca (pai), e uma enfiada de acontecimentos tristes que pouparemos aos leitores, fazendo aqui ponto final."
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Resumo da obra: Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica