Prepara-se para uma redação nota MIL

 Candidata Isadora Peter Furtado (17 anos, Pelotas – RS. Ela estudou no grupo de alunos do professor Luís Fernando Gallo). O tema da Redação Enem 2015 foi ‘A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira’.  Veja o texto dissertativo argumentativo que ganhou a nota máxima:

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente, mulheres são vítimas desta questão. Neste sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: o legado histórico-cultural e o desrespeito às leis.  Segundo a História, a mulher sempre foi vista como inferior e submissa ao homem. Comprova-se isso pelo fato de elas poderem exercer direitos, ingressarem no mercado de trabalho e escolherem suas próprias roupas muito tempo depois do gênero oposto.
Esse cenário, juntamente aos inúmeros casos de violência contra as mulheres corroboram a ideia de que elas são vítimas de um histórico-cultural. Nesse ínterim, a cultura machista prevaleceu ao longo dos anos a ponto de enraizar-se na sociedade contemporânea, mesmo que de forma implícita, à primeira vista.
Conforme previsto pela Constituição Brasileira, todos são iguais perante à lei, independente de cor, raça ou gênero, sendo a isonomia salarial, aquela que prevê mesmo salário para mesma função, também garantidas por lei. No entanto, o que se observa em diversas partes do país,  é a gritante diferença  entre os salários de homens e mulheres, principalmente se estas forem negras. Esse fato causa extrema decepção e constrangimento a elas, as quais sentem-se inseguras e sem ter a quem recorrer. Desse modo, medidas fazem-se necessárias para corrigir a problemática.
Diante dos argumentos supracitados, é dever do Estado proteger as mulheres da violência, tanto física quanto moral, criando campanhas de combate à violência, além de impor leis mais rígidas e punições mais severas para aqueles que não as cumprem. Some-se a isso investimentos em educação, valorizando e capacitando os professores, no intuito de formar cidadãos comprometidos em garantir o bem-estar da sociedade como um todo.
Iremos postar sempre redações que obtiveram nota máxima para que você aluno possa estar preparado, sua maior arma é a leitura. Então USE!
Que tal fazer sua própria Redação e postar aqui pra gente? 
Assine nosso newsletter e receba mais dicas e informações a respeito desse assunto. Para te ajudar ainda mais, descubra algumas dicas para organizar os estudos. Compartilhe conosco suas percepções acerca do tema nos comentários.
Bons estudos.

COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Prepara-se para uma redação nota MIL"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica