Cirurgia de médico brasileiro faz cego enxergar

O médico Flávio Rezende – o quarto da direita para esquerda na foto acima – é o primeiro brasileiro a realizar uma operação que devolverá a visão a uma pessoa cega.Afirmaram os noticiários da imprensa mundial que um médico brasileiro, o oftalmologista Flávio Rezende Filho- chefe do Departamento de Retina de Montreal -, no Canadá, realiza cirurgias que fazem com que cegos voltem a enxergar. Embora não descrente de tal fato, mas, a exemplo de São Tomé, “querendo ver para crer”, constatei a veracidade do fato, em reportagem que vi na televisão.
Aquele facultativo, ao realizar inédita operação, implantou um “chip” no olho de uma senhora de meia idade, juntamente com uma câmera instalada nos óculos dessa paciente cega, que se submetia à cirurgia em virtude de se encontrar privada da visão há muitos anos. Segundo depoimento do oculista, imagens dessa câmera são remetidas diretamente ao cérebro da paciente submetida a tão delicada cirurgia oftalmológica. Tais imagens são captadas, inicialmente, em preto e branco, como nos aparelhos de televisão antigos.
Ao justificar essa situação, o médico explica que a metodologia começa dessa maneira. E, para um paciente que antes nada enxergava e que volta a recuperar a visão, já é um grande passo da medicina. Isso, segundo Flávio Rezende Filho: “É algo de maravilhoso”. Acrescenta que já se está trabalhando em um avanço da informática na tentativa da obtenção de imagens em cores, a fim de que os antes considerados cegos possam voltar a enxergar todas as coisas coloridas. Esse milagre da ciência não está distante de se realizar e há perspectivas de que, graças aos avanços da eletrônica, existam grandes possibilidades, em um futuro não muito distante, se concretize.
É o próprio pesquisador quem esclarece que a visão vista pelo ex-cego não é igual àquela que os portadores de visão veem, mas sim uma visão digital denominada pixel, que, de acordo com os dicionários, significa a unidade mínima de uma imagem digital, ou seja, apenas um ponto.
A jornalista Paula Ferreira, em brilhante reportagem alusiva a esse fenomenal ineditismo, assevera que: “a tecnologia é indicada para pessoas com distrofias que afetam as células receptoras de luz da retina e que, dessa forma, o chip implantado faz o papel dos fotorreceptores e manda a imagem capturada pela câmera instalada nos óculos que serão usados pelo paciente, para o cérebro, por meio do nervo ótico”. E mais: “para transmitir as informações dos óculos para o chip, a tecnologia utiliza radiofrequência que, segundo o médico, é mais estável e menos suscetível às interferências externas como aconteceria no caso do uso de Wi-fi”, ou seja: “de redes sem fio”. Fato importantíssimo: é o próprio usuário quem regula a intensidade da entrada da luz, utilizando um computador de mão de pequenas proporções. Durante o sono, o sistema pode ser desligado. Assim, a tecnologia dá mais um excelente passo em prol da medicina moderna.
Existe a intenção de que seja trazida para o Brasil.De acordo com Rezende, a empresa detentora da tecnologia pretende apresentar a proposta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para obter o aval e trazer o olho biônico para o país.
Preço:Por enquanto a cirurgia é para poucos.Ela custa cerca de US$ 170 mil – cerca de 680 mil reais.
Fonte: Diário Pernambuco
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Cirurgia de médico brasileiro faz cego enxergar"

Postar um comentário

Postagem mais antiga Página inicial

Projeto Calouro Indica